Quem tem direito à revisão do FGTS?

Quem tem direito à revisão do FGTS?

Quem tem direito à revisão do FGTS?

Entenda o que está em jogo e o motivo desse pedido

A revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem o objetivo de corrigir os valores e implementar os juros de débitos trabalhistas. Ela é permitida a trabalhadores com registro em carteira de trabalho, aposentados, trabalhadores avulsos, rurais e temporários. A ação apresentada contra a Caixa Econômica Federal tem como objetivo a restituição dos valores devidos de FGTS, calculado por índice diverso à Taxa Referencial (TR).

O pedido de revisão é permitido a todas as pessoas com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) a partir de 1999. Essa solicitação se deve ao fato de a TR não acompanhar a inflação do país, por isso, está desatualizada monetariamente. A variação de rendimentos entre a TR e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), por exemplo, é de 48% a 88% ao longo dos períodos.

Reflexo nas contas

Uma vez que esse tema tem reflexo direto nos cofres públicos, a revisão do FGTS foi alvo de discussões do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), e atualmente encontra-se com pauta paralisada, ou seja, pendente de julgamento final.

A revisão é influenciada pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CONSIF) com pedido de continuidade de aplicação da TR nos processos desta natureza. As ações de revisão podem ter efeito multiplicador, que é quando uma única decisão do STF se reflete em todas as causas semelhantes. Se isso ocorrer, representará um grande impacto para a Caixa. Por isso, houve envolvimento dos tribunais superiores.

Isso ocorreu depois que a Caixa apresentou Recurso Extraordinário contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região acerca da alteração de índice para a revisão do FGTS, reconhecendo o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

Motivo da revisão

As atualizações do FGTS são referentes a juros e correção monetária mensal. A questão é que esse segundo valor é baseado na TR, desde janeiro de 1991. Acontece que a partir de 1999 a TR não consegue acompanhar os índices de inflação do país. Assim, ocorre a desvalorização dos valores do Fundo.

Então, o objetivo é que os índices de correção aplicados ao FGTS, no mínimo, cubram a inflação mensal. Para que, dessa forma, os trabalhadores não sejam prejudicados. Portanto, se a Tese da Revisão do Fundo for aprovada, os trabalhadores que tem direito devem receber a diferença de valores com base no novo índice escolhido.

Em 2019 o STJ deliberou que a TR é o índice de correção adequado para os valores, mas a decisão final será apresentada pelo STF.

Direito à revisão

Podem ser beneficiados pela revisão os trabalhadores com valores no FGTS a partir de janeiro de 1999. Ainda não há consenso quanto aos detalhes específicos desse direito. Inclusive por não haver uma decisão final a esse respeito. Inclusive, o valor a ser recebido vai variar de acordo com a quantia acumulada no período.

De qualquer forma, para ter direito é relevante entrar com uma ação de Revisão do FGTS. Para entender essa viabilidade, é importante consultar um advogado especialista. Caso o Supremo julgue pela improcedência da Revisão, todos os processos em trâmite, incluindo as futuras ações, serão negados.

Ainda, é possível que o Supremo entenda que só terá direito à Revisão quem entrou com um processo até a data do julgamento do tema em discussão. Além disso, há quem defenda a revisão dos valores apenas a partir da decisão do Supremo, sem o regate do que deixou de ser ganho antes disso. Isso porque acarretaria em um gasto muito alto para os cofres públicos.

Como há a possibilidade de a Revisão ser concedida apenas para quem entrou com o pedido até a decisão, há quem indique entrar com a ação o quanto antes.

Confira mais notícias em nosso blog.

EMPRESTIMOS FAZENDA RIO GRANDE

MORA SOLUÇÕES

Somos movidos a Lealdade e fazer o bem. Com isso encontramos uma maneira em poder ajudar o próximo. Ver as pessoas felizes é gratificante demais, ver olhos brilhando e corações transbordando, tudo que podemos proporcionar a famílias através do nosso trabalho.

Veja Mais Artigos 

Pix promete transferências entre mais de 60 países.

Pix promete transferências entre mais de 60 países.

'Pix internacional' está em fase de teste e promete transferências entre mais de 60 países. O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), organização que visa promover cooperação entre os bancos centrais do mundo, já está testando um mecanismo de...

ler mais
Auxílio Brasil 2022 tem calendário novo

Auxílio Brasil 2022 tem calendário novo

Auxílio Brasil 2022 tem calendário novo conforme final do NIS Mais de 15 milhões de famílias receberam em agosto o novo valor do Auxílio Brasil de R$ 600. O governo federal decidiu antecipar as datas de depósito da parcela passada do benefício, que começaria no dia 18...

ler mais
CUIDADO COM O NOVO GOLPE DO FGTS!

CUIDADO COM O NOVO GOLPE DO FGTS!

Todos os dias a Caixa Econômica Federal recebe denúncias referentes a golpes envolvendo o saque-aniversário, saque extraordinário e outros recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Apesar da Caixa não realizar a divulgação dos números de casos, eles...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário