INSS: bancos se preparam para oferecer consignado com margem de 40%

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras aguardavam a publicação para conceder o crédito.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), disponível para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda, já poderão pedir o empréstimo consignado de até 40%. Nesta segunda-feira (28) o órgão publicou uma Instrução Normativa que estabelece a ampliação da margem do crédito.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras aguardavam a publicação para conceder o crédito. “Os bancos associados já estão desenvolvendo os ajustes sistêmicos necessários para dar início à operação”, afirmou.

Cada instituição, dentro de sua política de crédito, e mediante estruturação operacional para oferta e contratação do consignado, definirá a data em que passará a ofertar o consignado aos beneficiários dos programas BPC/Loas e Auxílio Brasil.

O percentual estabelecido nesta segunda-feira é o máximo da renda mensal que pode ser comprometido para o pagamento das parcelas do crédito consignado com desconto em folha.

O Santander afirmou que, neste momento, a margem ampliada está disponível nos correspondentes bancários para pré-cadastramento e deverá ficar disponível a partir desta quarta-feira, 30, em toda as agências e aplicativo para contratação online. Segundo a instituição, o dinheiro é liberado na hora para os clientes.

O Bradesco está pronto para realizar o aumento da margem consignável de 30% para 35%. No entanto, não afirmou a data que inicia a ampliação. Assim como, o Banco do Brasil que também disse que está pronto para oferecer aos seus clientes as novas opções de crédito.

O Itaú Unibanco explicou que está preparado para atender as novas regulamentações em todos os canais de atendimento e aguarda a alteração do sistema da Dataprev para dar início aos novos contratos, que deve ser disponibilizada a partir desta quarta-feira, 29.

Para aposentados e pensionistas do INSS, o atual teto de juros estabelecido é de até 2,14% ao mês para empréstimo consignado e de até 3,06% para o cartão de crédito consignado. O prazo de pagamento do empréstimo é de até 84 parcelas.

O consignado também será estendido aos beneficiários do Auxílio Brasil. No entanto, essa autorização depende de uma publicação do Ministério da Cidadania. Por isso, para a modalidade do programa federal de transferência de renda, não há, por ora, um teto de juros estabelecido por norma.

Consulta

O INSS afirmou que segurados podem consultar os contratos de empréstimos consignados pelo site ou aplicativo MEU INSS. Por enquanto, há disponibilidade para os bancos Agibank, BMG, C6 e Pan e, em breve, será liberada para os demais bancos.

Para localizar e emitir o extrato, basta acessar a ferramenta, fazer o login, clicar na opção “Extrato de Empréstimo” e escolher o benefício para realizar a consulta.

Medida do consignado

De acordo com o governo, mais de 52 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas com a medida (cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas, 4,8 milhões de beneficiários do BPC e 17,5 milhões de pessoas do programa Auxílio Brasil). A estimativa é oferecer R$ 77 bilhões em empréstimos consignados a esse público.

Segundo a medida, 5% do crédito poderão ser destinados para a amortização de despesas contraídas na modalidade de cartão de crédito ou cartão de benefícios (consignado) ou com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito. Para o governo, o beneficiário terá mais poder de escolha.

De acordo com o governo, entre as opções existentes no mercado, o crédito consignado apresenta as menores taxas de juros. “Isso se deve à baixa probabilidade de inadimplência, já que é descontado diretamente da folha de pagamento do segurado que tomar o empréstimo”, destacou.

EMPRESTIMOS FAZENDA RIO GRANDE

MORA SOLUÇÕES

Somos movidos a Lealdade e fazer o bem. Com isso encontramos uma maneira em poder ajudar o próximo. Ver as pessoas felizes é gratificante demais, ver olhos brilhando e corações transbordando, tudo que podemos proporcionar a famílias através do nosso trabalho.

Veja Mais Artigos 

Pix promete transferências entre mais de 60 países.

Pix promete transferências entre mais de 60 países.

'Pix internacional' está em fase de teste e promete transferências entre mais de 60 países. O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), organização que visa promover cooperação entre os bancos centrais do mundo, já está testando um mecanismo de...

ler mais
Auxílio Brasil 2022 tem calendário novo

Auxílio Brasil 2022 tem calendário novo

Auxílio Brasil 2022 tem calendário novo conforme final do NIS Mais de 15 milhões de famílias receberam em agosto o novo valor do Auxílio Brasil de R$ 600. O governo federal decidiu antecipar as datas de depósito da parcela passada do benefício, que começaria no dia 18...

ler mais
CUIDADO COM O NOVO GOLPE DO FGTS!

CUIDADO COM O NOVO GOLPE DO FGTS!

Todos os dias a Caixa Econômica Federal recebe denúncias referentes a golpes envolvendo o saque-aniversário, saque extraordinário e outros recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Apesar da Caixa não realizar a divulgação dos números de casos, eles...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário